Qual a diferença entre os diversos modelos de lâminas e lamínulas?

Publicada em 20 de Setembro de 2017 ás 14:48:26
Share

As lâminas e lamínulas são usadas em microscopia para facilitar a visualização da amostra no equipamento. O microscópio é utilizado para observar diversas estruturas, morfologia e fisiologia dos organismos. As lâminas e lamínulas atuam como o suporte para a preparação da amostra biológica, permitindo a realização de diversas técnicas como a coloração e esfregaço.

As amostras biológicas que são analisadas em microscópios precisam ser colocadas sobre uma lâmina, sendo este produto uma peça fundamental e muito utilizada em qualquer tipo de laboratório. Uma vez que uma lâmina é colocada sob o microscópio óptico, a amostra pode ser vista com poder de ampliação de até 1.000 vezes.

As lâminas e lamínulas comumente utilizadas são as de vidro transparente, permitindo que a luz passe livremente e a visualização da amostra seja bem-sucedida. A lâminas também estão disponíveis em diversos modelos como lapidada, não lapidada, com ponta fosca, ponta lisa e cada uma é usada para metodologias diferentes. Mas afinal qual é a diferença entre lâminas e lamínulas para microscopia?

Lâminas para microscopia

A lâmina para microscopia é um pequeno retângulo de vidro transparente e sem imperfeições utilizado para depositar a amostra que pretende se observar ao microscópio. Geralmente possui a dimensão de 26×76 mm. Sua espessura vai de 1,00 a 1,2 mm e tem a opção de ponta lisa ou fosca.

A lâmina permite que seja realizada a preparação da amostra, garante a integridade do espécime e  seu armazenamento a longo prazo. Também possibilita a inserção e remoção do material para análise da lente objetiva sempre que necessário, simplificando a observação. A lâmina é normalmente utilizada em conjunto com a lamínula.

Lâminas lapidadas x não lapidadas

A lapidação irá determinar as características das arestas (ou bordas) das lâminas. As não lapidadas têm os lados mais irregulares e não uniformes, devido ao corte do vidro.

Já as lâminas lapidadas têm as arestas lisas e uniformes com uma qualidade maior. É muito mais segura para a manipulação, pois evita cortes e ferimentos que poderiam ser causados pelo aspecto do vidro.

Lâminas com borda lisa x borda fosca

A borda lisa se apresenta totalmente transparente, enquanto a fosca tem uma extremidade  utilizada para anotação e identificação da lâmina. As técnicas utilizadas para alcançar esse resultado da borda fosca podem se dar por jateamento ou corrosão, escovamento com abrasivos ou  pintura por serigrafia.

Lamínulas para microscopia

A lamínula é uma versão reduzida da lâmina de microscopia, utilizada sobre a lâmina para cobrir a amostra, evitando aberrações da imagem e refração dos raios luminosos. Ela serve como uma barreira entre a lente do microscópio e o material biológico que deve ser analisado, protegendo dessa forma a ambos.

Muito mais fina, com uma espessura de 0,13 a 0,16 mm, as lamínulas têm um papel importante junto a lente objetiva, pois influencia diretamente na qualidade da imagem, além de manter a amostra fixa sobre a lâmina. Disponível em diferentes tamanhos e formatos, deve ser produzida a partir de vidro translúcido de alta qualidade para garantir que bolhas ou imperfeições não se interponham entre a amostra e a lente.

A lamínula auxilia no achatamento de soluções fluidas, mantendo a amostra plana sobre a lâmina e permitindo o foco ideal do objeto que se pretende visualizar. Tem papel importante ainda na coloração, pois auxilia a distribuição do corante sobre a lâmina através da ação da capilaridade.

É usada principalmente na visualização da amostra com a lente objetiva de 100x com óleo de imersão. Isso impede o contato direto da amostra com o óleo, uma vez que este é colocado sobre a lamínula, evitando assim a contaminação do material biológico.

Aplicação das lâminas e lamínulas

As lâminas e lamínulas para microscopia são usadas de várias maneiras. Vamos especificar a seguir algumas de suas aplicações:

  • Hematologia
  • Histologia
  • Microbiologia
  • Urinálise
  • Parasitologia




Suporte 2M Cientifica

 

Leia Também

[ Voltar ]
 

 

Rua Marechal Castelo Branco, 46 - Edf. Onix Empresarial - Sala 108
Bairro Ponto Central - CEP 44075-472 - Feira de Santana - Bahia
Fone: (75) 3622-0708
E-mail: vendas@2mcientifica.com.br